A TV Globo realiza na noite de hoje (29) o debate com os principais candidatos à Presidência da República, nas eleições do próximo domingo (02/10). O encontro ocorrerá na sede da emissora, no Rio de Janeiro, com mediação de William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, contando ao todo com quatro blocos, de perguntas diretas entre os postulantes ao Palácio do Planalto, a sede do governo brasileiro.
Participam do debate os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, conforme exigência da Lei Eleitoral. Da esquerda para a direita, estarão Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), em ordem de posição definida através de forma alfabética do primeiro nome dos presidenciáveis.
O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Também no quarto bloco os candidatos farão as considerações finais. Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.
Todos os candidatos perguntam e respondem em cada bloco, sejam em temas livres ou determinados. Diferentemente dos últimos debates, no encontro promovido pela TV Globo não haverá a participação de outros jornalistas ou profissionais da imprensa, fazendo perguntas aos candidatos. Haverá apenas o confronto direto entre eles, nos quatro blocos, conforme dinâmica já mencionada acima.
A transmissão do debate ocorrerá a partir das 22h30, logo após a novela Pantanal, ao vivo na TV Globo. A GloboNews, assim como o Globoplay, retransmitirá o encontro ao vivo, tendo uma edição especial do Central das Eleições, às 20h30, acompanhando a chegada dos candidatos a sede da emissora.
O g1 também exibirá o debate ao vivo, com um acompanhamento em tempo real de todas as falas. Para acessar, basta clicar aqui!. Após o evento, a equipe do “Fato ou Fake” irá publicar a checagem do que é falso ou verdadeiro nas declarações dadas pelos candidatos.
Leia também: Debate na TV Globo é encerrado às pressas por ordem da Justiça