Por decisão da desembargadora Denise Castelo Bonfim, o debate com os candidatos ao governo do Acre foi encerrado às pressas na Rede Amazônica, afiliada da TV Globo. O programa seguia normal e ao vivo, mas após uma resposta do candidato Jorge Viana (PT), o apresentador Fábio Melo anunciou a decisão da Justiça, pediu desculpas aos candidatos e encerrou o debate.
O programa foi encerrado porque a desembargadora determinou a participação do candidato David Soares Hall, do partido Agir, que segundo a emissora não tem representação no Congresso Nacional. De acordo com a lei eleitoral, por não ter essa representação, o candidato não teria direito de participar do debate.
Segundo o G1, a decisão foi assinada pela desembargadora Denise Bonfim, como juíza auxiliar e relatora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). O apresentador do Debate lamentou a decisão e leu a nota da afiliada da TV Globo.
Muito obrigado a todos. A gente pede desculpas, mas por ordem da juíza Denise Castelo Bonfim, que determinou a participação do candidato David Soares Hall, do partido Agir, sem representação no Congresso Nacional, encerraremos o debate neste momento, reafirmando o compromisso da Rede Amazônica com a democracia. Uma boa noite a todos.
A emissora ainda informo que irá impetrar todos os recursos judiciais cabíveis e representação no CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e fala em “evidente abuso de autoridade ocorrida hoje no Acre”.
O debate na Rede Amazônica foi encerrado com tempo suficiente para emissora exibir boa parte da sessão de filme ‘Cinema Especial’, que foi transmitido para os locais onde não teria exibição do confronto entre os candidatos ao governo.
Assista ao momento:
O debate
Como aconteceu em todos os estados, a Rede Amazônica/TV Globo promoveu o debate entre os candidatos ao governo do Acre. A emissora convidou apenas seis candidatos, foram eles: Gladson Cameli (PP), Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), Marcio Bittar (União Brasil), Nilson Euclides (Psol) e Sérgio Petecão (PSD).
O debate teria 4 blocos, mas foi encerrado antes do previsto em razão da ordem judicial.
Leia também: Para realizar debate, TV Globo exibe telejornal no “quintal” da emissora