O programa Aparecida Debate traz como tema as mudanças climáticas e os impactos que o Brasil e o mundo vêm sofrendo. Na edição desta terça-feira (21/5), às 21h30, os jornalistas Rafaela Lourenço e Eduardo Miranda conversam com especialistas para falar sobre o assunto.
O programa da TV Aparecida relata que a atual década é a mais quente já registrada. Além disso, há outras consequências, como as secas intensas, escassez de água, aumento do nível do mar, o derretimento do gelo polar, incêndios severos, tempestades e inundações. No Brasil, temos atualmente a tragédia climática no Rio Grande do Sul, que afetou mais de 400 cidades. Para falar desse tópico, a produção recebe virtualmente Pedro Camarinha, phd em Ciências do Sistema Terrestre, Mudanças Climáticas e Desastres, tecnologista especialista em geodinâmica e geologia de desastres do Cemaden.
Outro ponto do programa desta semana será o desequilíbrio da natureza. De acordo com a ONU, as concentrações de gases de efeito estufa estão em seus níveis mais altos em dois milhões de anos.
O convidado que vai falar sobre o tema é Carlos Bocuhy, Presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental).
E por fim, para debater os impactos dessas mudanças climáticas na economia e no poder de compra das pessoas, a produção recebe no estúdio da TV Aparecida o economista, Professor Edson Trajano, que é Coordenador do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h30.