O “The Noite” desta terça-feira vai receber os Youtubers Andrei e Tainá Borges, que são deficientes auditivos, e seus pais, criadores do canal “Visurdo” para um bate-papo para falar sobre suas rotinas, mas também para tratar de temas como inclusão e dos mitos relacionados às pessoas surdas.
Durante a conversa, Tainá fala que recebe muitas mensagens, umas um pouco inusitadas, mas sem maldade.“Alguns fazem bobagens do tipo “vou mandar um áudio pra você, uma música”, diz em Libras, traduzida pela mãe.
Acompanhado dos seus pais Aline e Cláudio, que são ouvintes, eles falam que a ideia de criar um canal no YouTube partiu de Andrei, que se inspirou, por sua vez, num youtuber estrangeiro. Dessa maneira, seria uma forma de manter contato com a sociedade ouvinte, respondendo seus questionamentos.
Cláudio fala também dos comentários absurdos que já escutaram nas ruas e conclusões precipitadas até mesmo de amigos. “olham assim e falam “coitadinhos, os quatro surdos”, revela. A mãe, Aline, conta das barbaridades que escutou durante sua segunda gravidez. “Me perguntavam por que eu tinha engravidado de novo. Que se eu soubesse poderia ter abortado. Antes eu chegava em casa e chorava, hoje tiro de letra”, conta.
Os irmãos ainda contam da falta de informação das pessoas e do sentimento de pena delas. Tainá relembra um episódio triste. “Outro dia no ponto de ônibus eu falei que era surda e um senhor me deu cinco reais”, recorda a youtuber.