O último The Noite (SBT) do mês (31/10) exibe uma entrevista com Joel Santana. Ele, que é um dos mais icônicos e carismáticos treinadores de futebol do Brasil, bate um papo com Danilo Gentili sobre carreira, planos profissionais e seu trabalho mais recente, o ‘Canal do Joel’ no YouTube.
O canal, na realidade, é que eu tenho praticamente 50 anos dentro do esporte, do futebol. E passei por essas situações todas, sou do subúrbio de Olaria, comecei no Olaria e fui conhecer o mundo em função do futebol. De uma família pobre, que tinha muita dificuldade, eu conheci o mundo inteiro em função do futebol e criei muitas histórias para contar dentro dos vários clubes que eu passei. E por essas histórias, resolvemos criar um canal.
Joel Santana
Questionado sobre as críticas que faziam a seu respeito, o convidado comenta: “Se você ficar guardando mágoa de tudo que falam de você, você não vive. As pessoas não procuram te elogiar, procuram defeito, alguma coisa que você não fez e procuram rotular você…. Sempre falavam ‘Joel mexeu errado’. Qual é o cara que é “retranqueiro” que ganhou oito vezes nos quatro clubes do Rio de Janeiro?! Que ganhou mais títulos que todos dentro da história do Maracanã?! Ou ele é mágico ou é um retranqueiro muito forte…. Você tem que ter alguma virtude. Eu tenho uma vida, uma história, um currículo“.
Joel revela qual local menos gostou de trabalhar: “Não vou dizer que odiei. Vou falar que foi muito difícil. Na Arábia Saudita é muito difícil. Além de ser muito calor, você é restrito de ‘clube-casa’ e ‘casa-clube’…. Me trataram muito bem, mas é difícil“. Fazendo uma análise geral, declara: “Antigamente os clubes eram mais centrados. Hoje as coisas são feitas meio de orelhada e quem sofre é o torcedor“.
Santana relembra o fato de a revista “Time” colocou sua foto em uma reportagem sobre a “Lava Jato”: “Eu quis meter um processo na revista. Mas a coisa foi tão absurda, que eu não tinha nada a ver com o caso e o cara me botou sete folhas, contando um monte de história, coisa que eu nunca tinha visto na minha vida. Eu tentei (processar), mas tinha que arrumar um advogado lá fora”
O The Noite vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 00h45, no SBT.
Leia também: Ratinho apresenta mais uma edição do ‘Dez ou Mil’ nesta segunda (31/10)