A humorista Dani Calabresa foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a indenizar em R$15 mil o colunista social Marcelo Bandeira. De acordo com informações do jornalista Rogério Gentile (UOL), a atriz e o ator Bento Ribeiro, que apresentaram juntos o ‘Furo MTV’, uma atração repleta de sátiras da MTV Brasil, em 2011, realizaram um comentário sobre uma gafe da apresentadora Claudete Troiano que apresentava o ‘Manhã Gazeta’, da TV Gazeta.
Marcelo Bandeira participava do programa e foi mencionado como “a bicha que trabalha com ela” e “ajudante homossexual”. Com o argumento de que se sentiu humilhado pelos humoristas, o colunista entrou com uma ação na Justiça contra a emissora e os atores, solicitando uma indenização por danos morais no valor de R$272,5 mil.
Os requeridos [Dani e Bento] têm uma atitude agressiva, pejorativa e agem frequentemente com preconceito para com homossexuais, obesos e feios.
Disse a defesa do colunista.
Dani Calabresa alegou na Justiça que na época dos fatos, tiradas como essas era comuns na televisão brasileira, e que bicha era uma expressão totalmente aceita. Ela ressaltou que o conteúdo humorístico não desabonou o comunicador.
Deve-se ter em mente que o humor, além de ser marcado pela desconstrução, usa como ferramentas o exagero, a hipérbole, o óbvio, o absurdo.
Afirmou a atriz.
A Abril, dona da MTV Brasil, disse que a atração pode até ser considerada de mau gosto, mas que não houve o propósito de ofender o colunista. Apenas “houve uma abordagem satírica desenvolvida a partir de características pessoas e públicas dos protagonistas” do programa da Gazeta.
Evidentemente, o tratamento dispensado ao autor (do processo) é ofensivo. Termo como ‘bicha’ desvelam ojeriza à orientação sexual de pessoas homossexuais.
Afirmou a juíza Daniela de Paula, que não aceitou a argumentação.
Além de Dani Calabresa e Bento Ribeiro, o canal também foi condenado a realizar o valor da indenização. Vale ressaltar que eles ainda podem recorrer da decisão.
Leia também: Ex-BBB, Gleici Damasceno assume novo namorado: “Tão bom se apaixonar”