Ainda andando em círculos, a novela ‘Órfãos da Terra’ ganhou um casal lésbico, do nada, com o intuito de movimentar a história que chega ao seu final completamente parada. Mas a Globo se viu diante de uma polêmica com o público LGBT, que acusa a emissora de censura, após um corte de beijo lésbico, pressionada o canal deve ceder mais uma vez e regravar a cena do beijo entre Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes).
Tudo começou quando as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid criaram o casal, até então quase improvável, devido a distância de núcleos entre as duas, logo em seguida a ideia parece ter surtido efeito e o novo casal atraiu os olhares do público. Mas ainda sem explicação, a Globo decidiu não levar ao ar a cena do beijo entre as duas personagens. De acordo com o diretor da novela, Gustavo Fernandez, o corte teria sido “uma decisão artística”.
No entanto, poucos dias depois, a Globo caiu em cima da polêmica na Bienal do Livro e decretou que a decisão do prefeito Marcelo Crivella de recolher os livros com temática LGBT era uma censura. A emissora recebeu apoio de muitos, mas também foi taxada como “contraditória”, porque o corte de ‘Órfãos da Terra’ teria sido também um ato de censura.
Após toda polêmica, a emissora deve regravar a cena escrita pelas autoras. De acordo com informações da colunista Patrícia kogut (O Globo) a cena deve ir ao ar no final da novela, quando as personagens se casarão.