Dando continuidade as celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Conversa com Bial (TV Globo) desta sexta-feira (09) entrevista Fafá de Belém, que falará sobre a sua relação com Portugal. A cantora, que embora seja paraense, possui descendência portuguesa, chegando a obter dupla cidadania, residindo entre São Paulo e Lisboa.
A artista é a única artista estrangeira com consentimento para tocar fados, e além de revelar detalhes sobre a família, canta canções como “Canoas de Tejo”, de Carlos do Carmo, e “Nem As Paredes Confesso”, de Amália Rodrigues. Inclusive, conta que chegou a conhecer Amália, uma das vozes mais aclamadas de Portugal.
Foi durante a Expo 98, em homenagem a ela. Fui convidada a participar recebendo a Amália. Era só com artistas portugueses, eu era a única estrangeira. Amália não tinha comando, por isso era essa mulher fabulosa, tinha essa voz única.
Fafá de Belém
A convidada explora a herança portuguesa no ambiente em que cresceu por meio dos avós, presente na culinária e no sotaque, por exemplo. Recorda a história de sua família e a escolha por seu nome: “Maria de Fátima veio porque meu pai teve tifo, e ele fez uma promessa à Fátima [Nossa Senhora de Fátima]”. Contudo, a primeira vez que ela esteve no país, ela já era famosa. “Foi em 1978, fui fazer um programa de televisão e foi maravilhoso. Mas a primeira viagem que fiz ao interior de Portugal eu sentia o cheiro da casa da minha avó. É muito forte essa raiz portuguesa nossa”, conta.
O Conversa com Bial vai ao ar nesta sexta-feira (09), logo após o Jornal da Globo.
Leia também: The Noite recebe Planta e Raiz nesta sexta-feira (09/09)