Neste domingo (18), o Globo Rural vai tratar de um assunto preocupante: o avanço do desmatamento no cerrado, o segundo maior bioma do país. A repórter Caroline Dulley vai mostrar que a situação é grave mesmo em parques nacionais, em terras preservadas e protegidas por lei.
Só nesse ano, quase 100 km² de cerrado foram derrubados no estado de Goiás, a maior parte aqui na Chapada dos veadeiros. Por isso, a gente embarca agora numa expedição para mostrar uma área que recentemente sofreu a ação do homem.
diz a repórter.
A reportagem houve apelos de ativistas e moradores da região: “O parque aumenta 4 vezes, a equipe aumenta 2 vezes. Os problemas se multiplicam por 10. É muito preocupante o que está acontecendo no cerrado. Nós estamos vendo o cerrado ir embora“.
O programa ainda fala de tecnologia na reprodução de búfalos. Você vai conhecer uma fazenda que investe no melhoramento genético das búfala. Com a inseminação artificial e transferência de embriões, técnica conhecida como Barriga de Aluguel, tudo para aumentar a produção de leite.
Febre maculosa
Em Campinas, São Paulo, está todo mundo em alerta com o surto de febre maculosa transmitida pelo carrapato estrela. É bom lembrar que a doença é possível de ser tratada com sucesso, see o diagnóstico for rápido.
E tem mais…
- A boa colheita do café;
- O plantio de trigo no Rio Grande do Sul;
- E a produção do milho verde das Festas Juninas no Nordeste;
- Em Minas Gerais, produtores da zona da mata comemoram a certificação que reconhece a produção do queijo Minas frescal da região.
- Os agricultores que investem na plantação de grama, condomínios e estádios, estão de olho na queda das vendas.
As dúvidas dos telespectadores
O Globo Rural ainda responde às dúvidas dos telespectadores. Será que pode dar ração de cavalo para as vacas? Como fazer muda de cacau e o jeito certo de preparar o solo para fazer uma horta.
Neste domingo, o Globo Rural começa mais cedo, às 07h45.
Leia também: Ao vivo, apresentadora da CNN se despede da televisão e vai às lágrimas: “Deixei a alma e o coração”