O Globo Rural deste domingo (31) vai ao Sertão da Bahia conhecer o município de Casa Nova, que é o maior produtor de cabras e ovelhas do Brasil. O repórter César Dassi vai mostrar como os criadores estão investindo em técnicas para melhorar a qualidade do rebanho. Uma delas é a genética.
“Antes, um animal que eu o abatia com 1 ano, ele daria de 12 a 13 kg. Hoje, com a genética melhorada, ele passa de 15 a 16 no mesmo período, entendeu?”, diz o produtor. Outra mudança é o cultivo de plantas para alimentar os animais, que por muito tempo dependiam não só da vegetação nativa da caatinga.
Tem pequeno produtor virando empreendedor com a fabricação de queijos de leite de cabra. E uma curiosidade nessa reportagem, Cris, a ovelha do nordeste não tem lã. Lado a lado com uma cabra, você sabe diferenciar uma da outra? O César vai dar algumas dicas.
E mais
No programa de amanhã, vamos acompanhar como estão as lavouras de milho no Paraná, o calorão e as chuvas irregulares atrapalharam o desenvolvimento das plantas, o clima também prejudicou a produção de banana em São Paulo. O consumidor vai sentir a alta nos preços.
No Espírito Santo, os estragos causados pela chuvarada, houve mortes e muitas comunidades rurais estão isoladas.
Nas respostas para as dúvidas dos nossos telespectadores, como preparar o capim que vai ser guardado para alimentar o gado na época de seca, uma largadinha que atacou pêssego e o que fazer para evitar que as folhas das orquídeas fiquem murchas?
O Globo Rural vai ao ar a partir das 08h00. Confira a programação da Globo para este domingo!