- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -
Neste domingo (28), o Globo Rural vai até uma das principais fronteiras agrícolas do país, o chamado Matopiba, área que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Agricultores, principalmente do sul do país, começaram a ocupar esse território 40 anos atrás. O repórter Victor Boyadjian mostra que ainda tem famílias chegando por lá.
A região já tem uma produção importante de grãos, mas o cerrado nativo no Matopiba sente os impactos dessa expansão. O programa mostra os números do desmatamento e a importância de cuidar do solo e da água numa terra de pouca chuva.
No programa deste domingo, O Globo Rural mostra ainda os campos de girassol, em Goiás, e Mato Grosso, onde safra promete ser boa.
Confira outros destaques
- Começou a colheita da cana de açúcar em São Paulo. O estado é o principal produtor do país. Já em Minas pesquisadores estão testando plantar arroz no meio dos pés de café. Os resultados, por enquanto, são promissores.
- Aumentam os casos de dengue em aldeias indígenas de Santa Catarina.
- O clima prejudicou a produção de caqui no Rio Grande do Sul. O calorão atrapalhou o desenvolvimento dos frutos não esfriou até agora.
- Ainda no Rio Grande do Sul o jornalístico vai visitar o município que mais produz lavanda no país. O óleo extraído da planta é usado principalmente na fabricação de cosméticos e gerar renda para pequenos agricultores. São campos perfumados que enchem os olhos.
Dúvidas dos telespectadores
- O Globo Rural mostra como saber se uma ovelha tá prenha;
- Mofo no pêssego;
- E que fazer para evitar que o queijo fique inchado, balofo?
Essas e outras notícias do campo, na TV Globo, às 07h50 da manhã.