Regina Duarte tem mais uma polêmica para resolver nos próximos dias. Janaína Diniz Guerra, cineasta e filha de Leila Diniz, deu início à execução da sentença que determina que a atriz a compense financeiramente por uso indevido da imagem de Leila.
Regina Duarte utilizou uma foto de Leila Diniz em um post que apoiava a ditadura militar, afirmando que “64 foi um clamor social” e que “mulheres nas ruas queriam a volta da ordem”. A publicação descontextualizou uma foto de 1968, onde Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell protestavam contra a censura e a ditadura.
Em março, Regina foi sentenciada a pagar R$ 74 mil à Janaína, além de remover o post e publicar um vídeo de retratação, o que não ocorreu, segundo a advogada de Janaína.
A quantia se refere à indenização por uso indevido de imagem e danos morais, incluindo juros pelo atraso na retratação. A advogada também solicita a data de remoção do post para confirmar o cumprimento do prazo de 48h determinado pela justiça.
“É fundamental a publicação de vídeo de retratação, para que os seguidores da atriz saibam que o que ela postou é uma temerária e danosa inverdade, não só para a memória de Leila Diniz, como também para a história da luta pela democracia em nosso país”, diz Maria Isabel Tancredo, advogada de Janaína Diniz Guerra.
O outro lado
Para o UOL, a equipe de Regina Duarte informou que ela está ciente da decisão.