A Volkswagen está completando 70 anos e para celebrar promoveu um “encontro” emocionante entre Maria Rita e sua mãe Elis Regina, falecida há 41 anos. A peça é construída com ajuda de Inteligência artificial (AI), ao som de “Como Nossos Pais”, de Belchior, mas precisou ser removida das redes socais.
De acordo com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária afirma que recebeu denúncias por possível uso não ético de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial para trazer de volta à vida uma pessoa que já morreu.
De acordo com o Meio e Mensagem, cerca de 21 membros da câmara do Conar participaram do julgamento, que informaram não existir irregularidade ou qualquer infração ao código de ética. “O colegiado considerou, por unanimidade, improcedente o questionamento de desrespeito à figura da artista, uma vez que o uso da sua imagem foi feito mediante consentimento dos herdeiros e observando que Elis aparece fazendo algo que fazia em vida”, declarou o Conar, em nota oficial sobre o julgamento da representação”, informou o Conar.