Após mais de 4 horas ininterruptas de transmissão, a TV Globo encerrou a cobertura do velório de Pelé com uma homenagem especial ao Rei do Futebol, na tarde desta terça-feira (03). Sob a trilha de uma das principais sinfonias de Beethoven, a emissora exibiu um clip com trechos de partidas envolvendo o ex-jogador, como também do seu sorriso, imagem característica da sua representação ao longo das décadas.
Antes do ‘último adeus’ da emissora a Pelé, o narrador Cléber Machado fez um breve discurso e justificou a escolha da trilha sonora no vídeo de homenagem. “A 9ª sinfonia de Beethoven tem como subtítulo ‘Ode a Alegria’. A gente está triste Rei, mas você só deu alegria para a gente”, afirmou.
Dentre as imagens selecionadas para o clip, estão trechos de jogos do Pelé com a camisa do Santos Futebol Clube, do New York Cosmos e também da Seleção Brasileira. Foram resgatadas partidas em Copas do Mundo, a celebração do título mundial em 1970, além da comemoração do milésimo gol, marcado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1969.
Registros do Rei do Futebol sempre sorrindo nos vestiários, em eventos após a aposentadoria e aparições públicas, também estiveram presentes no vídeo de homenagem. Ao final, a emissora ainda mostrou uma arte póstuma, com a imagem de Pelé e seu ano de nascimento. A data de falecimento, no entanto, foi substituída pelo símbolo do infinito, representando assim a sua eternidade.
Pelé morreu na tarde dessa quinta-feira (29/12), aos 82 anos, por falência múltipla de órgãos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 29 de novembro, para o tratamento de um câncer de cólon e uma infecção respiratória.
Leia também: Neto vai ao velório de Pelé e critica ausência de campeões do mundo