Aposta da TV Globo para substituir Pantanal no horário das nove, Travessia está completando um mês no ar, com várias críticas e polêmicas, envolvendo parte do seu elenco. Depois de estrear em meio a campanha eleitoral, recebendo inclusive por vários dias do horário político, a novela escrita por Glória Perez enfim alcançou um crescimento no ibope, batendo recorde semanal de audiência na última semana, a primeira após o fim das Eleições 2022.
De acordo com dados obtidos pelo Portal Alta Definição, junto a fontes da TV Globo, a quarta semana de Travessia no ar, entre 31 de outubro e 05 de novembro, alcançou 24 pontos de média e 39% de participação, o que representa crescimento de 1 ponto de audiência em relação à semana anterior.
Na última sexta-feira (04), a novela registrou sua maior audiência às sextas em São Paulo, com 24 pontos de média e 39% participação. No sábado (06), o bom desempenho da novela permaneceu e a trama registrou sua maior audiência neste dia da semana, com 23 pontos de média e 39% de participação em São Paulo, além de 25 pontos de média e 44% de participação no Rio de Janeiro.
Ainda nos dados da praça carioca, também houve um crescimento semanal de audiência, com 28 pontos de média e 44% de participação, o que represa uma elevação de 2 pontos de audiência e 1% de participação, em relação à semana anterior. A novela registrou recorde semanal também em Belo Horizonte (23 pontos), Porto Alegre (24 pontos), Belém (30 pontos) e Salvador (24 pontos).
Polêmicas na Travessia
Apesar de pequeno, a celebração do crescimento de audiência de Travessia pela TV Globo ocorre em meios as críticas que a novela vem recebendo desde a estreia. As contestáveis atuações de Jade Picon, com a personagem Chiara, tem rendido memes e piadas pesadas, até do seu próprio irmão. Já a veterana Cássia Kis (Cidália) decidiu apoiar o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL) e disparou falas preconceituosas e homofóbicas, justamente quando a trama ia mal na audiência. Por fim, o enredo escrito por Glória Perez também tem sido alvo de duras críticas dos telespectadores, que comparam o texto com os sucessos ‘Caminho das Índias’ e ‘A Força do Querer’.
Leia também: Saiba qual foi a audiência da estreia de O Rei do Gado, na TV Globo