A grande final da Conmebol Libertadores entre Palmeiras (1) e (0) Santos, garantiu para o SBT uma audiência histórica em todo o Brasil. Segundo dados preliminares do Kantar IBOPE Media, na Grande São Paulo, o canal de Silvio Santos atingiu o pico de 31,5 pontos e média de 24,7. O jogo que consagrou o Palmeiras com o bicampeonato da competição (1999 e 2020), deixou a Globo que tinha os direitos de transmissão com 11,2 pontos, a Record TV 3,5 e a Band 2,4 pontos de média. Nos 40 minutos iniciais, a Globo marcava 10 contra 25, do SBT, o maior distanciamento entre as emissoras. Foi a maior audiência do canal no sábado desde 2002.
O jogo transmitido na TV fechada pelo Fox Sports teve um primeiro tempo bem disputado sem gols no placar. Mas no final do segundo tempo, nos acréscimos, o Palmeiras levou a melhor e com gol de cabeça de Breno Lopes, venceu o Santos por 1 a 0. A partida foi a terceira final entre clubes brasileiros e garante uma vaga no Mundial de Clubes, que será disputado em fevereiro, no Qatar, com transmissão da TV Globo.
Nova casa na TV aberta
A Globo que possuía os direitos de transmissão rescindiu o contrato com a Conmebol, no ano passado, após pedir redução dos valores por conta da pandemia, US$ 65 milhões (cerca de R$ 354 milhões pelo câmbio atual). O motivo alegado pela Globo para a rescisão do contrato da Libertadores foi a suspensão por período prolongado por motivo de força maior, o que está previsto no contrato. Diante do exposto, a emissora carioca abriu espaço para a concorrência, sendo o SBT a única a oficializar a aquisição dos direitos de transmissão.
Durante o horário do jogo, a Globo programou flash’s do BBB com a exibição dos brothers atendendo o Big Fone, mas não foi suficiente para frear a audiência do SBT.
Leia também: SBT transforma Cristo Redentor em torcedor na final da Libertadores
*Esta matéria está em atualização.