Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
  • Power Couple 7
  • Televisão
    • TV Globo
    • RECORD
    • SBT
    • Band
    • RedeTV!
  • Audiências
    • Audiência do Rio de Janeiro
    • Audiência de Salvador
    • Audiência do PNT
  • Novelas
    • TV Globo
      • A Viagem
      • Êta Mundo Melhor!
      • Dona de Mim
      • Vale Tudo
    • RECORD
      • O Rico e Lázaro
      • Força de Mulher
    • SBT
      • A Usurpadora
      • A Caverna Encantada
    • Globoplay Novelas
      • Caras e Bocas
      • Celebridade
    • Band
      • Café Com Aroma de Mulher
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Blogs e Colunas
  • Famosos
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Filmes
  • Séries
  • Esporte
  • Pop & Arte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Mercado e Tech
  • Rádio
  • Streaming
  • Fale conosco
  • Nossa equipe
  • Nossa história
  • Política de Ética
  • Política de Privacidade
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Power Couple 7
  • Televisão
  • Audiência da TV
  • Novelas
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Famosos
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Blogs e Colunas
  • Filmes
  • Séries
  • Pop & Arte
Siga-nos
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
© Copyright 2017-2024 | Portal Alta Definição
Televisão

Depois de ganhar vários prêmios, Record TV atinge a marca de mil documentários produzidos em 10 anos

Atualizado: 21/09/17 às 15:17
Jefferson Oliveira
Por
Jefferson Oliveira
Publicado 21/09/2017
Nenhum comentário
Compartilhar
- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -
O que você encontra na matéria
Núcleo de Reportagens EspeciaisCurta a nossa página no Facebook e siga o perfil do Portal Alta Definição no Twitter.

Neste domingo, 24/09, o Núcleo de Reportagens Especiais da Record TV chega à marca de mil documentários produzidos em 10 anos. O milésimo será exibido no Câmera Record deste domingo. O programa mostrará uma denúncia exclusiva de trabalho escravo no meio da floresta Amazônica.

Pela primeira vez, uma equipe de televisão consegue chegar ao local em que uma população indígena descendente da etnia Baré chega a viver até seis meses dentro da selva na produção extrativista da piaçaba, fibra da Palmeira, usada na fabricação de vassouras. Os trabalhadores passam o dia inteiro dentro da floresta, carregam toras de até 90 kg por dia e acabam adquirindo dívidas com gerentes da produção, porque o custo para chegar até o local e a alimentação é muito alto. Sob condições extenuantes, o Ministério Público do Trabalho considera como trabalho análogo à escravidão.

Imagem: divulgação/ Record TV

O Núcleo foi formado em abril de 2007 pelo jornalista Rafael Gomide, a pedido do vice-presidente de Jornalismo, Douglas Tavolaro, e, na época, contava com 11 profissionais. Acreditava-se que não havia tempo e espaço suficiente nos telejornais do chamado “hardnews” para esmiuçar os assuntos e que esse era um desejo dos telespectadores. E a Record TV mostrou que era possível. Desde então, o grupo se dedica a produzir reportagens temáticas e bastante aprofundadas.

Imagem: divulgação/ Record TV

Núcleo de Reportagens Especiais

Hoje, o departamento possui 33 jornalistas que produzem documentários sobre os mais variados temas, inovando em estética, conceito, encaminhamentos, pautas, formatos de edição e captação de imagens.

Em 2007, o Núcleo passou a abastecer o Repórter Record, então comandado pelo jornalista Celso Freitas. Em 2008, começou a produzir as reportagens do Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel. Em 2009, o quadro de jornalistas foi ampliado e o setor assumiu também “A Grande Reportagem”, exibida pelo Domingo Espetacular.

E em 2014, o Repórter Record Investigação, apresentado pelo jornalista Domingos Meirelles, foi criado e integrado ao projeto.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Ao longo destes pouco mais de 10 anos, o Núcleo de Reportagens Especiais ganhou 25 prêmios de jornalismo, dentre eles alguns dos mais importantes do Brasil e do mundo, como o Prêmio Rei de Espanha, em 2016, considerado o maior prêmio de jornalismo do mundo nas línguas espanhola e portuguesa. O Núcleo venceu ainda duas vezes prêmios importantes como o Esso, o Vladimir Herzog, o Petrobras, e do Ministério Público Federal do Trabalho e três vezes o prêmio América Latina de Direitos Humanos.  A lista também inclui, por exemplo, os prêmio Embratel, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Libero Badaró, da Confederação Nacional de Transportes e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), entre outros.

  • Curta a nossa página no Facebook e siga o perfil do Portal Alta Definição no Twitter.

Tudo sobre:DocumentáriosMarcaMilRECORD
Nenhum comentário

Deixe um comentárioCancelar resposta

Mais do AD

Christina Lemos na bancada do Jornal da Record
Televisão

Christina Lemos deixa bancada do Jornal da Record e assume novo telejornal

01/07/2025
Lucas Martins, no Brasil Urgente, em uma montagem com o logo da Band
Televisão

Band emite comunicado e diz que Lucas Martins foi “advertido” após agressão contra repórter da RECORD

01/07/2025
Luiz Fara Monteiro sentado na bancada do Jornal da Record, dividindo tela com Paloma Poeta no cenário do Fala Brasil. Ambos estão sorridentes
Televisão

Luiz Fara Monteiro é promovido a titular do ‘Fala Brasil’ ao lado de Paloma Poeta

01/07/2025
Mostrar mais
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Siga-nos
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
Bem-vindo!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?