A Band anunciou nesta quarta-feira (24) que realizará o primeiro debate presidencial das Eleições 2022. Em parceria com a TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo, a emissora promoverá no dia 28 de agosto, às 21h, o encontro entre os principais candidatos ao Planalto: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Teremos um momento histórico no dia 28. Um debate em que os eleitores verão os candidatos reunidos pela primeira vez, com todas as condições possíveis para comparar e observar os estilos, ideias e programas porque os políticos estarão muito à vontade. As regras permitem a eles um espaço absolutamente adequado para que exponham suas propostas.
Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação
Bolsonaro e Lula vão?
O Portal Alta Definição entrou em contato com a Band para apurar a possível ausência do candidato a reeleição Jair Bolsonaro no encontro. A emissora informou que até o presente momento não houve nenhum cancelamento por parte da equipe do Presidente. “O ex-presidente Lula já decidiu participar do debate do dia 28, na Band. Deve confirmar a presença ainda hoje. A informação foi dada à Band pela coordenação da campanha de Lula. A emissora também apurou com a assessoria da campanha do presidente Bolsonaro que ele pretende comparecer ao debate. A confirmação é esperada para hoje”, disse André Rizzatto, chefe da comunicação da Band.
Tecnologia no debate
A Band e a Vibra Digital, empresa spin-off de tecnologia do Grupo Bandeirantes, firmam parceria com o Google no fornecimento de dados de interesse de busca, painéis, inteligência e análises. Uma sala digital será montada para analisar, em tempo real, os principais assuntos buscados no Google. A partir de dados do Google Trends, o eleitor terá acesso aos temas mais pesquisados durante o debate e na cobertura eleitoral, que serão analisados pelos eleitores pela maior plataforma de buscas do planeta.
O debate será comandado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, nos dois primeiros blocos. Já no último, a mediação será feira pelo diretor de Jornalismo da TV Cultura Leão Serva e pela jornalista Fabíola Cidral, do portal UOL.
Após o evento, à meia-noite, a Band exibe uma edição especial do Canal Livre, ao vivo, repercutindo o encontro entre os presidenciáveis.
Caso haja segundo turno, o debate entre os dois candidatos mais votados será no dia 9 de outubro.