Em comunicado oficial divulgado para a imprensa na tarde deste domingo (29), a CNN Brasil confirmou a saída da comentarista política Gabriela Prioli do quadro ‘O Grande Debate’, do telejornal Novo Dia. Mais cedo, Gabriela usou as redes sociais para comentar os últimos debates se dizendo “constrangidas” com as interrupções provocadas pelo seu oponente no debate Tomé Abduch e até mesmo do apresentador Reinaldo Gottino.
Por sua vez, Gottino também emitiu um comunicado que faz parte do texto da CNN, onde pede desculpas a comentarista pelo “seu excesso”. Na nota do novo canal de notícias, ficou claro a repreensão no apresentador: “Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador”.
A nota ainda revela os novos debatedores do quadro, que já estreiam nesta segunda-feira (30), os advogados Gisele Soares e Thiago Anastácio, que manterão o conceito de defenderem linhas ideológicas diferentes.
Já o destino de Gabriela Prioli ainda não foi definido pelo canal, mas segundo o colunista Ricardo Feltrin (UOL), a emissora estuda uma nova atração para a comentarista.
Leia a nota na íntegra:
“São Paulo, 29 de março, de 2020 – A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro “O Grande Debate”, exibido diariamente dentro do programa “Novo Dia”, após duas semanas de participações na emissora. A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira (30).
“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.
Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.
Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino. No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador.
“Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz Gottino. Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.
Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro “O Grande Debate” mostrou diversas qualidades como debatedora. A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias.
O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade. Nas próximas semanas, o quadro “O Grande Debate” ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla.