Um furo de reportagem da CNN Brasil, na manhã dessa quarta-feira (19), movimentou os bastidores políticos em Brasília. Após a emissora revelar, com exclusividade, imagens do general Gonçalves Dias durante os ataques de invasores ao Palácio do Planalto, no dia 08 de janeiro, o ministro acabou pedindo demissão. É a primeira baixa no terceiro mandato do governo Lula (PT).
O canal teve acesso às imagens do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto, que fazem parte da investigação, no dia dos atos criminosos. Após mais de 160 horas de análises, foram encontradas imagens de Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), durante as invasões.
Nos registros, Gonçalves Dias aparece circulando pelos corredores do Palácio do Planalto. Às vezes, esteve sozinho. Já em outras, caminhando ao lado dos invasores, porém sem qualquer tentativa de defesa ao local.
A reportagem da CNN Brasil causou enorme repercussão em Brasília, entre aliados e também na oposição. No final da tarde dessa quarta-feira (19), após reunião com Lula e chefes de outras pastas, a ministro pediu demissão do seu cargo.
Em entrevista à TV Globo, o general da reserva se defendeu e disse que estava no local para retirar os manifestantes.
Eu entrei no palácio depois que o palácio foi invadido e estava retirando as pessoas do 3º e 4º piso, para que houvesse a prisão no 2º.
afirmou Gonçalves Dias
Leia também: RedeTV! cancela Alerta Nacional, programa de Sikêra Jr.