Nesta segunda-feira (1º), chega ao Globoplay a novela ‘Porto dos Milagres’, um grande sucesso que entra para o catálogo do projeto de resgate de clássicos da dramaturgia. Lançada originalmente há 20 anos, a obra assinada por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares é uma livre adaptação de “Mar Morto” e “A Descoberta da América Pelos Turcos”, de Jorge Amado.
A trama se passa na fictícia cidade de Porto dos Milagres, onde vivem duas classes sociais distintas: a burguesia e os moradores do cais do porto. Guma (Marcos Palmeira) é um pescador que contrapõe a política do inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes) e se apaixona por Lívia (Flávia Alessandra), de uma origem completamente diferente da sua. A mitologia e a religiosidade estão presentes na trama através da figura de Iemanjá, a “rainha do mar”, padroeira de Porto dos Milagres e que, de forma fantástica, exerce influência na vida dos habitantes.
“Porto dos Milagres” foi emblemática para atriz Flávia Alessandra, que estreava na época como protagonista em horário nobre com a personagem Lívia Proença. Forte e decidida, Lívia namora com Alexandre Guerreiro (Leonardo Brício), por quem tem carinho, mas não é completamente apaixonada. Criada pelos tios Augusta (Arlete Salles) e Oswaldo (Fulvio Stefanini), e, depois, pela tia Maria Leontina (Louise Cardoso), sabe muito pouco sobre seus pais. Não conhece as origens de sua família. Lívia vai a Porto dos Milagres para trabalhar na empresa de Félix Guerreiro (Antonio Fagundes) e conhece Guma (Marcos Palmeira), por quem se apaixona perdidamente, mudando o rumo de sua história.
Esmeralda, personagem de Camila Pitanga, também foi figura marcante na novela. Uma mulher muito bonita, cheia de requebrado, sorridente, maliciosa e sonsa como ninguém. Cresceu amando Guma (Marcos Palmeira), mas adora receber elogios de outros homens. Quando Guma se apaixona por Lívia (Flavia Alessandra), não sabe o que fazer da vida, e acaba forjando uma amizade com a sobrinha de Augusta Eugênia (Arlete Salles). Afilhada de Rita (Joana Fomm) e Francisco (Tonico Pereira), é amiga inseparável de Luiza (Bárbara Borges).
Leia também: Globo ainda não sabe lidar com transmissões esportivas da concorrência