Há menos de dois meses para as eleições, o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) participou do Roda Viva (TV Cultura) nesta segunda-feira (15) e foi polêmico em suas declarações. Além de atacar o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), ele falou sobre uma possível reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dentre outras pautas.
Se eu não conseguir salvar o Brasil dessa polarização e o Lula se eleger com a expectativa de picanha e cerveja que ele tá deixando cevar, com a tarefa de que a elite toda tá com ele, ou sua grande maioria, dizendo que o problema é derrotar o fascismo, no dia seguinte vai ser o maior estelionato do planeta terra.
Ciro Gomes
E completou: “Eu confio no povo brasileiro e minha candidatura não é fácil, é necessária. Se eu não conseguir salvar o Brasil desta absurda despolitizada polarização, o aprofundamento dos ódios e das paixões politizadas estarão produzindo o maior estelionato da história do Brasil, com uma crise tão grave e tão absurda”.
Penalizado ao vivo
O sistema de fiscalização de informações prestadas na entrevista pontuou que o convidado estaria errado ao afirmar que a maioria da população não tinha acesso à internet, tablet e celular. Como réplica, Ciro argumentou que não quis se referir à internet, mas sim ao acesso do povo à dispositivos móveis. A candidata Simone Tebet (MDB), que participou do Roda Viva na semana passada, passou ilesa pela fiscalização.
O clima esquentou
A líder do debate Vera Magalhães interrompeu Ciro Gomes durante uma resposta acusando-o de transformar a entrevista em discurso político. Visivelmente chateado, o convidado respondeu: “Isso não é discurso não. Isso é uma resposta objetiva pra alguém que não me ouviu”. O candidato questionou a Vera: “Porque você está sendo hostil comigo?”. A apresentadora treplicou: “Nós temos um debate de apenas 2 horas, não dá pra estender demais”.
Apesar do desconforto, a entrevista continuou normalmente e o candidato apresentou suas propostas caso seja eleito nessas eleições.
Além de Vera Magalhães o programa ainda contou com auxílio dos jornalistas Malu Gaspar, colunista do Globo; André Guilherme Vieira, repórter de política do Valor Econômico; Vinicius Torres Freire, colunista e editorialista da Folha de S. Paulo; Beatriz Bulla, repórter do jornal O Estado de S. Paulo; e Flávio Costa, jornalista e escritor.
Assista ao vídeo na íntegra:
Leia também: Saiba o que Ciro falou sobre Bolsonaro no Roda Viva.