Na manhã deste domingo (05), a Record RS derrubou a grade de programação nacional para abrir um Plantão especial para informar e atualizar o telespectador gaúcho sobre a tragédia que assola o Rio Grande do Sul. Com equipes de reportagem ao vivo, espalhados nos principais pontos de alagamentos, além de imagens aéreas a emissora liderou na audiência durante toda a cobertura.
De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Media, obtidos pelo Portal Alta Definição com Vannucci junto a fontes do mercado, das 09h às 13h35, a Record RS liderou com 6,9 pontos de média e 44,3% de share. No mesmo horário, a RBS TV, uma das principais afiliadas da Globo, registrou o segundo lugar com média de 5,9 pontos e 38,6% de share.
No mesmo horário, o SBT RS registrou 2,5 pontos de média e 16,0% de share. A RedeTV! garantiu 0,14 ponto de média e 0,9% de share, enquanto a Band fechou com 0,9 ponto de média e 0,6% de share.
Com a alta audiência da concorrente, a RBS TV também seguiu a mesma ideia e derrubou a grade de programação nacional no início da tarde até 20h30 da noite.
O Plantão Juntos Pelo Rio Grande, apresentador pelo jornalista e apresentador da Record, Samuel Vettori, conseguiu chegar a lugares de difícil acesso como Mathias Velho, Canoas, onde deu voz a comunidade que pedia socorro no local.
Apesar da boa audiência, a emissora não quer comemorar o feito e afirma que “está preocupada com situação, buscando fazer uma ampla cobertura”. No fim de semana, uma equipe do canal que cobria a devastação no local, ficou ilhada e precisou ser resgatada pelo Exército.
Temporais no Rio Grande do Sul
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril já deixaram 83 mortos e 111 desaparecidos. De acordo com os últimos dados da Defesa Civil, 364 dos 497 municípios do estado registraram algum tipo de problema.
Ao todo, 873 mil pessoas foram afetadas. 149,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas.