Padre Paulinho Morais, apresentador do Luar do Sertão, recebe mais um convidado especial do cenário da cultura musical no Brasil. No programa da TV Aparecida desta terça-feira (12), às 20h, quem conta sua história e canta suas canções é Chico Lobo.
Chico Lobo é considerado um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas e um compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical. Entre seus sucessos de destaque, estão Cantiga de Acalentar o Menino, Criação, Folia do Reis e Caipira.
Ele é natural de São João Del Rei (MG) e toca viola caipira desde os 14 anos. Hoje, aos 60 anos, dos quais 40 são dedicados a divulgar o rico e belo universo cultural da viola brasileira, é considerado pela crítica um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro.
Chico Lobo é um apaixonado pela cultura de sua terra. Com a viola na mão toca e canta as folias, os congados, os catiras, as modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo, seja solo ou acompanhado por sua excepcional banda. Ele já lançou vários CDs e, em sua trajetória, apresentou-se em diversos palcos dentro e fora do Brasil, levando a música brasileira a países como Canadá, Chile, Itália, Portugal, China e Bogotá.
Desenvolveu, durante 10 anos, o espetáculo Encontro de Raízes – ao lado do ícone Pena Branca (irmão de Xavantinho), com quem se apresentou em diversos palcos nacionais.
O Luar do Sertão vai ao ar nas terças-feiras, às 20h.