Em cenas que irão ao ar a partir deste sábado (11), Zuleica (Aline Borges) surgirá pela primeira vez na novela Pantanal. A personagem mantém uma relação de anos com Tenório (Murilo Benício), além de ter tido filhos com o fazendeiro.
Tenório irá para São Paulo encontrar Zuleica, e contará que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) descobriu sobre sua segunda família. Apesar de tudo, a enfermeira ficará com pena da esposa de seu amado. Os filhos, que ao saberem que a mãe de Guta descobriu sobre a traição do marido, vão querer conhecer a outra família e as terras do pai na região pantaneira.
É uma benção ter um dramaturgo como ele (Bruno Luperi), um homem branco que tem esse olhar afinado, apurado para questões raciais, de entendimento para as necessidades de discutir essas questões. Para descontruir a gente precisa discutir, colocar uma lupa para olhar para o racismo, que segue excluindo, oprimindo e matando o povo negro todos os dias. Então, é maravilhoso ter a oportunidade de dar vida à essa personagem, que é uma mulher negra, com uma família preta, numa relação inter-racial, que é até complicado falar sobre isso no Brasil, existe tanto preconceito, tanto julgamento… Acho importante ele ter a coragem e peitar, trazer essa mudança. Porque esse papel foi vivido pela Rosa Maria Murtinho lá atrás, brilhantemente vivido por ela, uma mulher branca. Bruno fazer essa mudança para que a Zuleica seja uma mulher preta e trazer essas questões raciais é de um valor primoroso, muito especial e a gente precisa olhar para isso. Abraçar isso com todas as forças. Não é uma tarefa fácil, mas a gente está caminhando junto. E é lindo observar o quanto o Bruno tem a escuta aberta para essa transformação.
Revelou Aline Borges em entrevista ao site da Globo.
Escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original criada por Benedito Ruy Barbosa, o remake de Pantanal vai ao ar de segunda a sábado, após o Jornal Nacional, na TV Globo.
Leia também: Pantanal: Resumo do capítulo desta sexta-feira, 10/06/2022