A jornalista Isabelle Costa, que está no Catar para cobertura da Copa do Mundo para o canal do YouTube “Donas da Mesa”, denunciou um caso de assédio sofrido a caminho do estádio Lusail nesta sexta-feira (02). Em vídeo, a brasileira relata que não é a primeira vez que é constrangida no país.
Já não é a primeira, nem a segunda vez que sou abordada por homens. Seguida, filmada, enfim. Mas dessa vez passou dos limites. Estava chegando no metrô, na estação do Estádio Lusail, que vai ser o estádio do jogo do Brasil de mais tarde, e eu estou percebendo a movimentação de dois homens, me seguindo, me gravando e, para completar o absurdo, me pararam e perguntaram se eu era uma atriz pornô.
Isabelle Costa
Ao UOL, Isabelle detalhou o ocorrido: “Eu percebi uma movimentação diferente desses dois homens, desses rapazes que estavam no metrô. Eles começaram a me gravar, sem a minha autorização, nem os conhecia, não são brasileiros. Eles estavam gravando, rindo. Eu pensei: ‘Deve ser mais uma vez que serei observada de uma forma diferente aqui’. Até que um deles me aborda, me mostrando uma foto de uma atriz. Perguntando se eu era a atriz pornô, ele começou a rir. Minha reação foi falar que não era e sair de perto, com muita raiva. Depois meu deu um estalo, eu comecei a correr atrás dele e gravei. Eles perceberam que eu estava gravando e saíram correndo”.
O caso da jornalista ganhou destaque nas redes sociais e a colocou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com mais de 5 mil menções. Richard Souza, jornalista da TV Globo comentou: “Sinto muito, Belle. Siga firme fazendo seu trabalho”. Chico Garcia, da Band, disse: “Pqp, força aí e bom trabalho, guria. Expõe mesmo esses caras”. Gabriela Nolasco, da Women’s Football, se solidarizou: “Belle, fica bem, minha amiga. Se precisar de algo, conte comigo”. O perfil da SporTV também comentou na publicação da jornalista: “Revoltante! Inacreditável um ser humano agir dessa forma. Ao menos temos os registros e que sirvam não só para punir eles, mas para expor a situação que as mulheres passam. Força! Que jamais se repita”.
Leia: Derrota do Brasil na Copa garante alta audiência na TV Globo; saiba mais