Durante a edição desta sexta-feira (23) do Jornal Hoje (TV Globo), Cesar Tralli protagonizou um momento comovente ao comentar uma reportagem que abordava o alto índice de analfabetismo entre pessoas com deficiência no Brasil.
Visivelmente emocionado, o apresentador dividiu com os telespectadores uma lembrança pessoal envolvendo sua irmã, Gabriela, que faleceu em 2018 e enfrentou desafios semelhantes no processo de inclusão educacional.
Logo após a exibição da matéria, o apresentador relatou as barreiras encontradas por sua família para garantir o acesso de Gabriela à educação formal. “É impressionante como as portas costumam ficar mais fechadas do que abertas”, afirmou, com a voz embargada.
“Aí, é um esforço da família para abrir alguma porta. Quem tem um filho ou um parente assim, sabe bem como é. Eu tive uma irmã com deficiência física e intelectual”, contou ele.
Receba atualizações em primeira mão!
Na sequência, Tralli explicou que sua mãe, Edna Tralli, lutou por anos até conseguir matricular a filha em uma instituição de ensino. Gabriela, que possuía deficiência física e intelectual, foi finalmente aceita e chegou até a trabalhar na biblioteca da escola.
O apresentador prosseguiu em seu desabado: “A dignidade que você traz para esse ser especial e para a família não tem nada no mundo que pague. […] Quem aceita uma pessoa assim com deficiência vai se tornar um ser humano muito melhor”.