O Ceará se consagrou tricampeão da Copa do Nordeste, vencendo o Sport na grande final desta quarta-feira (03). Com transmissão exclusiva do SBT Nordeste, encabeçada pela sua afiliada em Pernambuco, a TV Jornal, a emissora de Silvio Santos marcou um golaço na audiência e se manteve na liderança absoluta com grande vantagem.
De acordo com dados prévios da Kantar Ibope Média, divulgados pelo jornalista Fabio Nóbrega, a grande final garantiu média de 30,5 pontos de média e 38,9 de pico. Na mesma faixa horária, a TV Globo conquistou vice-liderança com 8,7 pontos, enquanto a TV Guararapes/Record TV apareceu em terceiro com apenas 4,1 pontos de média.
Para efeito de comparação, no momento do pico de audiência, às 23h19, a TV Globo e a Record TV estavam empatadas tecnicamente com 2 pontos cada.
Com narração de Aroldo Costa, e comentários de Antonio Gabriel e Nadine Bastos, que veio ao Recife especialmente para a final da Copa do Nordeste.
TV Jornal comemora audiência da Copa do Nordeste
Antes de encerrar a transmissão, o narrador agradeceu a presença de Nadine. “Futura Pernambucana, seja sempre bem-vinda“, brincou Aroldo. Nadine também agradeceu ao time do SBT pela oportunidade de comentar o jogo tão importante: “Fiquei emocionada, um grande jogo e uma grande competição. Muito obrigada!“.
Por fim, Aroldo Costa agradeceu a grande audiência da Copa do Nordeste 2023, e enfatizou que a emissora permanece com os direitos de transmissão exclusiva na TV aberta em 2024.
O jogo
A vitória do Ceará contra o Sport não foi tão fácil. O time teve que superar a pressão do rival pernambucano na Ilha do Retido e perdeu por 1 a 0. No entanto, como tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 1, a decisão foi para os pênaltis, e o goleiro Richard foi quem saiu como herói da decisão.
No 1º tempo, o Sport dominou o jogo. Aos 26 minutos, o gol saiu após um erro de Danilo Barcelos. Luciano Juba aproveitou o momento e marcou para o Sport.
Já no 2º tempo, o time teve mais chances de gol logo nos primeiros 10 minutos, mas desperdiçaram. A partir daí o Ceará passou a obter mais acertos com o contra-ataques e com mais presença ofensiva.
Com a decisão indo para os pênaltis, a primeira cobrança teve defesa de Renan. Contudo, o juiz acionou o VAR e constatado que o goleiro se adiantou. Danilo Barcelos chutou de novo e fez o gol.
Na sequência, Jean Carlos e Vagner Love acertaram os pênaltis. Em seguida, o chute de Guilherme Castilho, do Ceará, tocou em Renan e parou na trave. Sabino empatou a disputa seguinte.
No entanto, o nome da noite, o goleiro Richard defendeu uma cobrança, enquanto Luvannor e Erick bateram com sucesso.
É importante saber
*Os dados prévios de audiência são da Kantar Ibope Media e podem sofrer alterações nos consolidados. Os números foram obtidos pelo Portal Alta Definição com fontes de mercado.