Durante a transmissão ao vivo do programa Novo Alerta (TV A Crítica), Sikêra Júnior não poupou críticas à Globo após o anúncio de que a emissora não conseguiu fechar acordo para transmitir o Festival de Parintins. O apresentador começou a leitura de uma manchete do site F5, da Folha de São Paulo, erroneamente atribuindo-a à Globo, e disparou contra a emissora.
“Atenção meu Brasil. Está no site da emissora. Está no site da emissora: ‘Globo cancela a Transmissão do festival de Parintins após não conseguir acordo com TV’“, iniciou Sikêra, mostrando a manchete que na verdade pertencia ao site F5, não vinculado ao Grupo Globo.
Em seguida, o apresentador criticou severamente a postura da Globo: “Queria tomar a força, é isso? Vai botar na conta da gente também essa? Acordo com a gente? Não entendi! Acordo com a TV A Crítica. E vocês nunca quiseram acordo com a gente? Vocês quiseram tomar o negócio“, acusou.
Sikêra continuou expressando sua indignação com a situação: “O negócio que a gente afasta com sacrifício e luta, só Deus sabe. Vocês não têm ideia da luta que é de captar anunciantes, levar uma equipe gigantesca para lá, hospedar gente dentro de barco, em casa, sabe? É uma operação de guerra.”
Sem mencionar nomes, Sikêra também lançou acusações contra políticos, insinuando que o governador do Amazonas Wilson Lima teria facilitado a tentativa da Rede Amazônica – filiada da Globo – para assumir a transmissão do Festival de Parintins. Wilson já foi apresentador da TV A Crítica.
A Globo ainda não se manifestou sobre as críticas do apresentador.
Globo não vai exibir o Festival de Parintins
A Globo anunciou oficialmente que não transmitirá mais o Festival de Parintins após não conseguir chegar a um acordo com a TV A Crítica, detentora dos direitos exclusivos de transmissão do evento.
A emissora carioca inicialmente havia planejado cobrir o festival, mas um impasse surgiu quando a TV A Crítica, baseada em Manaus, alegou ter seus direitos contratuais violados devido a um acordo paralelo entre os Bois Garantido e Caprichoso e a Rede Amazônica, afiliada da Globo.