Na manhã desta terça-feira (25), Ana Maria Braga abriu espaço e dedicou grande parte do Mais Você (TV Globo) para o caso do Cão Joca, que comoveu o Brasil. O cachorro de João Fantazzini morreu durante um transporte aéreo da Gol. O tutor conversou ao vivo com a apresentadora, que se emocionou e cobrou punição para o caso.
João alega que o animal tinha permissão veterinária para viajar por quase 3 horas, por tanto ele não suportou 8 horas de voo, depois de uma série de erros da Gol. O caso aconteceu nessa segunda-feira (22), e comoveu o país inteiro pelos relatos de negligência da companhia aérea com o cão da raça Golden Retriever.
O tutor saiu de São Paulo com destino a Sinope (MT), uma viagem de cerca de duas horas e 45 minutos. Mas Joca foi embarcado em outro voo, parando em Fortaleza (CE), depois de 3 horas e meia. A Gol informou que o cão recebeu água na pista da capital do Ceará e foi colocado de volta em um voo para São Paulo, onde já chegou morto. No atestado de óbito de Joca, a causa da morte conta parada cárdio respiratória a esclarecer.
A família do tutor do Joca procurou a Polícia, que registrou o caso como crime de abuso contra animais. Ana Maria Braga já iniciou o Mais Você lendo a publicação de despedida do tutor de Joca. Ela não conseguiu conter a emoção e chorou.
“Você é o amor da minha vida e tiraram você de mim! (…) Você virou o meu anjo! Saiba que eu vou lembrar de você todos os dias e lutar por você!”, diz um trecho da publicação.
Durante a entrevista, João ainda contou que na época da pandemia teve uma depressão muito forte. “Eu virava para ele e dizia: ‘Eu nunca vou abandonar você, eu tinha medo de perder ele. Tanto que eu fiz uma tatuagem por ele há uns dois anos atrás, e eu não pude estar com ele na hora. O que mais me mata é que ele morreu sozinho lá”, disse o tutor aos prantos.
Ana cobra punição
“É um apelo as autoridades! Que alguém do Governo, responsável por essas áreas, parem e pense, porque tem que uma regulamentação e tem que ter punição. Como qualquer país que faz isso, né?”, falou a apresentadora.
Em nota, a Gol informa que “houve uma falha operacional e que após o pouso em Guarulhos (SP), foi surpreendida com o falecimento do animal. A empresa disse ainda que está dando suporte ao tutor, apura o que aconteceu e que lamenta profundamente a perda do animal de estimação”. A companhia área suspendeu por 30 dias a venda de serviço de transporte de cães e gatos para viagens realizadas no porão das aeronaves.