Nesta segunda-feira (18), às 15h45, a novela ‘Caminhos do Coração’ está de volta na tela da Record TV. Um dos maiores sucessos da emissora foi anunciada quase em cima da hora, depois do cancelamento da reprise de ‘Vitória’.
A decisão estratégia da Record TV vem acalmar os inúmeros pedidos dos fãs, para a reprise da “Trilogia Mutantes”. Em 2007, Tiago Santiago criou a primeira fase da trama estrelada por Bianca Rinaldi e Leonardo Vieira, sendo exibida entre agosto de 2007 a junho de 2008, ao todo 240 capítulos.
Caminhos do Coração foi muito mais que uma simples novela, fez a Record TV explodir em audiência e faturamento ao exibir efeitos especiais até então nunca vistos na telinha, algo que até hoje faz sucesso com os inúmeros memes, como o do sapão.
A novela se tornou “uma febre” tão grande entre os adolescentes, que ganhou até álbum de figurinhas.
Veja algumas curiosidades da trama:
- Tiago Santiago teve a inspiração de criar seus personagens através de grandes filmes clássicos, como a Ilha do Dr. Moreau (1977) e A Hora do Pesadelo (1986).
- A Record festejou muito o sucesso da trama, em vários momentos se viu a frente da Globo. No capítulo que foi exibido no dia 6/02/2008 numa quarta-feira, Caminhos, ganhou da emissora carioca de ponta a ponta. No placar do Ibope: 22 pontos contra 20 para o futebol que exibia, Corinthians X Barueri.
- Devido a boa Audiência, em uma ação bem sucedida de Marketing o último capítulo da fase “Caminhos do Coração” o folhetim foi transferido para as 20:40, antes exibido às 22:00, para bater de frente com a estreia de “A Favorita”, o resultado foi de 23 pontos para o último capítulo. Até então a segunda maior audiência de uma novela da Record TV, ficou atrás apenas de Vidas Opostas que registrou 25.
- A Record chegou a negociar com Fernanda Montenegro, porém a veterana não aceitou a proposta, ela era cotada para viver a doutora Júlia. O papel ficou com a talentosa Ítala Nandi.
- O canal recebeu em abril de 2007 uma tecnologia bastante avançada na época para os efeitos especiais. O gasto foi de mais de um milhão de dólares apenas com Hardware. Esse equipamento era possível modelar pessoas em varias dimensões e fazer a criação de vários figurantes virtuais.
- Devido ao sucesso a novela virou álbum de figurinhas a editora Panini fechou contrato com canal.
Reprisada a primeira vez entre maio de 2010 a Janeiro de 2011, não obteve o sucesso esperado pela emissora.