Foi ao ar nesta quinta-feira (28) a premiação MTV MIAW 2022. Um dos destaques da noite ficou por conta de uma homenagem prestada à uma das maiores artistas do mundo, Elza Soares, que faleceu aos 91 anos, em janeiro deste ano. Como tributo, os cantores Any Gabrielly, Renegado, Larissa Luz e Caio Prado participaram com um musical especial, comandado pela atriz Camila Pitanga.
“Elza Soares, uma mulher preta que quebrou os padrões e se tornou rainha através de sua arte subversiva e da força de sua voz. Uma mulher preta que fala quando canta, que faz a voz percorrer o incontornável trajeto entre o dedo e a ferida”, disse Camila Pitanga emocionada no início da homenagem. E continuou (sob aplausos da plateia):
Ela é um sonho, ela é a esperança dos escravizados. Ela que veio do planeta fome, do fim do mundo. Eu não vou sucumbir. Ela não sucumbiu, trazendo os dons que os ancestrais nos deram. Ela falou, cantou, gritou pro mundo ouvir com um oceano negro, deixando para trás noites de terror e medo. Elza Soares nos deixou. Nos deixou fortes. Nos deixou livres. Nos deixou vida.
Camila Pitanga
Any, Larissa, Renegado, Caio e Camila apresentaram releitura dos sucessos da Elza com musicais de “A Carne”, “Mulher do Fim do Mundo”.
A homenagem foi bastante enaltecida na internet. “Emocionado com essa homenagem”, disse um usuário. “Me emocionei tanto com a homenagem para a Elza Soares no Miaw, ela foi grandona sem medo nessa sua dura vida na terra!”, citou outro.
Leia também: 37ª edição do Criança Esperança terá shows de Ludmilla e Gloria Groove