Os executivos e diretores das emissoras de TV já estão preparados para um final de ano de dificuldades na audiência. E são vários os sinais de que os próximos dias não serão nem um pouco animadores. O calor excessivo em São Paulo tem tirado uma fatia considerável de público da frente da TV. Mas, nessa quarta-feira, 6 de dezembro, os índices preocuparam.
Ontem, na média/dia (07h às 24h), o índice de televisores ligados ficou em 39,9%. Na quarta-feira da semana passada fechou em 43%. As planilhas apostam que houve queda em todas as faixas. Entre 06h e 12h, o índice de televisores ligados marcou 24,7%, contra 26,8% da semana passada. Na média/tarde (12h às 18h), o placar ficou com 37,5%, contra 41,8% registrado no dia 29 de novembro. À noite, onde estão as principais apostas de todas as emissoras, o índice de televisores ligados fechou em 55,1%, contra 57,9% da semana anterior.
Todas perderam
Mas, naturalmente os índices das emissoras caíram. Na média/dia (07h às 24h) a Globo marcou 12,3 pontos, plataformas digitais 8,1 pontos, seguida pela Record com 5,6 de média. Logo depois, aparecem a PayTV com 3,1 pontos, SBT com 2,9 pontos, Band com 1,6 de média e Rede TV com 0,4. A maior queda foi sentida pela Globo.
A tarde de muito calor foi cruel para a Globo. A Sessão da Tarde não segurou o público de Mulheres de Areia e marcou apenas 8,3 pontos. Na quarta-feira passada fechou em 12 de média. Logo depois, Paraíso Tropical amargou 9,3 de média, contra 13,2 da quarta-feira anterior. E na sequência, o maior de todos os sustos: Elas por Elas fechou com 10,4 de média. Há uma semana, a novela havia registrado 14,5 pontos.
Efeitos à noite
Mas, essa tarde desastrosa provocou um efeito cascata na grade noturna da Globo e todos os programas, incluindo a novela Terra e Paixão ficaram bem abaixo do que costumam marcar mesmo em noite de futebol, que obriga a emissora a puxar todas suas atrações.