Na manhã desta sexta-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a um recolhimento domiciliar, com a instalação de uma tornozeleira eletrônica. A medida foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, como forma de garantir o andamento das investigações relacionadas a um suposto plano golpista ligado às eleições de 2022.
O que chamou a atenção do público foi a decisão da TV Globo de manter a exibição normal do programa Mais Você, que nas sextas-feiras vai ao ar em versão gravada. Enquanto isso, outras emissoras abertas como RECORD, SBT e Band interromperam suas programações para mostrar ao vivo o momento em que Bolsonaro deixou o local da instalação do equipamento e falou com a imprensa.
As medidas impostas incluem o uso obrigatório da tornozeleira eletrônica 24 horas por dia, recolhimento domiciliar noturno (entre 19h e 7h) e nos fins de semana, proibição de uso de redes sociais, além da suspensão do passaporte e do contato com outras pessoas investigadas, diplomatas e embaixadores.
Ao falar com jornalistas, Bolsonaro classificou a situação como uma “suprema humilhação”, disse estar sendo perseguido e negou qualquer intenção de fuga. Também reagiu com indignação ao ser questionado sobre objetos apreendidos, como um pen drive encontrado no banheiro de sua residência.
O que significa o recolhimento domiciliar com tornozeleira
O recolhimento domiciliar acompanhado de tornozeleira eletrônica é uma medida cautelar que não se confunde com o cumprimento de pena. O dispositivo permite o monitoramento constante dos deslocamentos do investigado, com alertas automáticos caso ele ultrapasse os limites impostos.
Entre as restrições, estão:
- Proibição de sair de casa no período noturno e nos fins de semana;
- Proibição de manter contato com alvos da investigação, incluindo o filho Eduardo Bolsonaro;
- Impossibilidade de utilizar redes sociais ou sair do país.
Vale destacar que o caso não se trata de uma prisão domiciliar. Nesse caso do ex-presidente Bolsonaro, a tornozeleira eletrônica servirá para garantir que as demais medidas cautelares, como o recolhimento domiciliar sejam cumpridos.
Globo dorme no ponto
A ausência de um Plantão Globo gerou comentários nas redes sociais, especialmente entre telespectadores acostumados com a tradicional vinheta da emissora em momentos de grande repercussão.
Enquanto a concorrência transmitia o evento em tempo real, a Globo optou por seguir com um conteúdo gravado.