A Globo iniciou a produção de “Mania de Você”, novíssima aposta da emissora para o horário das 21h, que estreia em setembro. Essa semana nos deparamos com alguns atores já caracterizados em seus personagens.
Mas, para chegar a setembro, na estreia de “Mania de Você”, haverá um tempo e a atenção estará voltada para a movimentação dos próximos capítulos de Renascer.
O que aconteceu com Renascer?
No ar desde janeiro, a novela das 21h chamou a atenção pela qualidade e desempenho do elenco em sua primeira fase. Foi um sucesso meteórico, com cenas dignas de uma megaprodução que não víamos há algum tempo na TV. Houve uma expectativa de que a novela seguisse sendo próspera, mas isso não aconteceu.
Entretanto, há neste caso uma dicotomia: Renascer não padece de baixa audiência, o que seria um cenário mais devastador. Não, a novela tem baixa repercussão e isso é o pior. Na era das redes sociais, isso é o que a TV Globo mais teme nos dias de hoje.
Não há interação com o público, não há publicações de cenas no dia seguinte, muito menos discussão sobre os temas levantados na trama. Uma novela sem torcida e afeto do grande público. Sem elementos tão importantes, Renascer “não pega”, não eleva interesse e acaba esquecida e cumprindo seu legado até seu término. Entretanto, personagens sem carisma como o de Marcos Palmeiras colocam em xeque escalações quase que simultâneas para protagonistas. No caso do ator, ele defendeu o Leôncio, de Pantanal, e o Inocêncio, de Renascer, o que nos dá a sensação de que estamos vendo a mesma novela. O elenco composto por novos rostos também levanta questionamentos e afasta um público afetivo de frente da TV.
Um novo ritmo
Renascer Já deixa claro a edição de capítulos feitas pela TV Globo com a finalidade de dar mais agilidade à novela. Cenas que estavam previstas para irem ao ar daqui três capítulos já ganhou exibição. A gravidez de Sandra e a chegada da família de Buba foram antecipadas e, com isso, a novela ganhou dois ganchos importantes e também há uma atenção na recepção de José Pedro em saber da paternidade do filho de Sandra. O personagem desta versão não será tão machista como o da versão de 93.
Esse novo ritmo da novela implicará em mais foco no núcleo principal e em novas estratégias para deixar a trama atraente aos olhos do público. Mas, até setembro a novela precisará renascer algumas vezes para entregar a Mania de Você.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.