Neste sábado (26/01), a Globo deu ampla cobertura ao desastre da barragem em Brumadinho – MG, mas acabou recebendo uma chuva de críticas e acusações dos telespectadores por conta de uma repórter e um vídeo de 2015, divulgado como recente.
Com mais de três horas de duração, o Jornal Hoje teve vários links ao vivo do local da tragédia e próximo a ela, um desses locais era uma sala de atendimento para os familiares desaparecidos, lá estava a repórter e apresentadora do MG1 (Globo Minas) Isabela Scalabrini.
Os telespectadores criticaram o local que a repórter escolheu para fazer perguntas. Para piorar, os questionamentos de Isabela, que trabalha na Globo desde 1980, soaram como no mínimo estranhos.
“Você ficou emocionada? Muito Choro? A senhora tentou ligar? Estava procurando o seu marido?”, foram algumas das perguntas feitas pela jornalista.
Uma internauta criticou a jornalista que também participou das transmissões da GloboNews.
Essa Isabela Scalabrini está aterrorizado os familiares, que falta de respeito e sensibilidade! Querendo tirar lucro de audiência com a dor dessas famílias! #globo #brumadinho #isabelascalabrini pic.twitter.com/kvjzwdDKNA
— Daiane Calixto (@daicalixto) 26 de janeiro de 2019
Fake News?
Outra observação feita por um perfil no Twitter, é que um vídeo divulgado na edição deste sábado no Jornal Hoje como sendo do caso de Brumadinho, na verdade é de 2015- na tragédia do rompimento da barragem de Bento Rodrigues.
O vídeo exibido pela @RedeGlobo agora a pouco no #JH é de 2016 em Bento Rodrigues! pic.twitter.com/Ynd22XwBub
— BRTV (@brtvplay) 26 de janeiro de 2019
A apresentadora Maria Júlia Coutinho afirmou que o vídeo não tinha narração e foi gravado por uma pessoa que conseguiu se salvar do desastre de Brumadinho.
“Essa pessoa conseguiu fugir e se abrigar em um morro, todos que estavam com eles também se salvaram, felizmente, e do alto eles flagraram a lama varrendo tudo o que tinha pela frente”, disse a apresentadora ao anunciar o vídeo que na verdade é de 2015.
Veja o vídeo exibido no Jornal hoje deste sábado (26):
Agora assista o vídeo publicado em 2015: