O Jornal Nacional dessa segunda-feira (19), na TV Globo, utilizou parte de sua duração para desmentir as ‘deepfakes‘, tecnologia que usa inteligência artificial para adulterar vídeos, como tem ocorrido com trechos do próprio telejornal, na campanha de Jair Bolsonaro (PL), nas Eleições 2022. Ao final da explicação, William Bonner ainda mandou um recado ao atual presidente e candidato à reeleição, após novos novas falas de que não aceitará o resultado das urnas: “Afronta à democracia”, afirmou o âncora.
“Nestas eleições, a guerra travada na internet ganhou uma arma nova: o deepfake. É uma tecnologia que usa a chamada inteligência artificial. Entre outras coisas, ela permite adulterar o movimento dos lábios e transplantar um trecho de uma fala, de um determinado ponto para outro, mudando completamente o conteúdo de uma notícia, por exemplo”, iniciou Renata Vasconcellos, explicando o significado o termo.
Na sequência, foram exibidos trechos do Jornal Nacional que foram adulterados na campanha pró-Bolsonaro e tiveram alta circulação nas redes sociais. “Alguns dos mais compartilhados exibem áudio e vídeo adulterados para afirmar que o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, estaria à frente na pesquisa de intenção de voto do Ipec, o que é falso. A pesquisa mostrou o oposto do vídeo adulterado”, destacou ela, com Bonner relembrando em seguida o resultado padrão das pesquisas, exibidos desde agosto no telejornal, dos Institutos Ipec e Datafolha.
“Se você receber algum vídeo supostamente extraído do Jornal Nacional com a divulgação de pesquisas eleitorais do Ipec ou do Datafolha, consulte a página que o g1 criou especialmente para você saber se o vídeo é verdadeiro ou se foi manipulado”, anunciou a âncora, sobre uma forma do telespectador se prevenir sobre as deepfakes.
Em seguida, Bonner relembrou que a distribuição desses vídeos falsos coincidiu com novos ataques do Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral e mandou um recado direto ao presidente. “Levantar suspeitas sobre a Justiça Eleitoral é uma afronta à democracia brasileira e deve ser denunciado”, disse o apresentador. Confira abaixo trechos do alerta feito no JN.
Leia também: Bolsonaristas atacam jornalistas da BBC em Londres: “Lixo”