Apesar da confirmação de realização, o debate com os presidenciáveis organizado pelo pool Band, TV Cultura e UOL pode não contar com as participações de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). De acordo com informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o atual presidente e candidato à reeleição decidiu na manhã desta sexta-feira (26) não comparecer ao evento. Sabendo disso, o ex-presidente e líder nas pesquisas também já cogita não participar.
A presença ou não de Bolsonaro (PL) no debate tem sido um mistério ao longo desta semana. Depois de participar da sabatina do Jornal Nacional, na última segunda-feira (22), a equipe do atual presidente entende que ele não precisaria se expor mais em confrontos diretos. Essa informação foi divulgada em primeira mão por Claudio Dantas, do Antagonista, nessa quarta-feira (24).
Questionada pelo Portal Alta Definição, a Band afirmou que aguardava uma definição do candidato, porém confirmou a realização do debate mesmo sem a sua presença. Para a coluna de Malu Gaspar, representantes da campanha de Bolsonaro afirmam que ele “já decidiu não ir”, porém “sempre há margem para mudar de ideia”.
Com a informação sobre a recusa de Bolsonaro e a sua provável não participação, integrantes da campanha de Lula afirmam que o ex-presidente só comparecerá se o atual presidente for, deixando assim em suspense também a sua participação. Além dos dois, ainda foram convidados os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
O debate formado pelo pool Band, TV Cultura e UOL ocorrerá neste domingo (28), a partir das 21h00, em transmissão multiplataforma.
Leia também: Saiba qual foi a audiência da entrevista de Lula no Jornal Nacional