Além do conturbado período eleitoral, muito se falou sobre a postura de Jair Bolsonaro (PL) perante uma possível vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a vitória do petista em 30 de outubro, o assunto da vez foi a passagem de faixa presidencial. A decisão referente a cerimônia foi anunciada nesta sexta-feira (23).
De acordo com Thaís Oyama, Uol, Bolsonaro ‘bateu o martelo’ e não participará da celebração de mudança de gestão do país no dia primeiro de janeiro de 2023, em Brasília (DF). No dia da cerimônia, o futuro ex-presidente do Brasil estará em viagem com a família. Ainda de acordo com a colunista, Jair irá para os Estados Unidos no próximo dia 28, onde pretende passar o ano novo com Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.
Sua última viagem para a terra de Tio Sam foi em 2020, durante pico da pandemia de Covid-19, onde Bolsonaro diz ter precisado sair do país para se aproximar dos aliados e não deixar o país sofrer com a queda da economia.
Apesar de não ter se posicionado sobre o assunto, Lula segue planejando a reconstrução do país, planejando o Festival Futuro, que acontecerá durante a sua posse. E com a ausência de Bolsonaro na cerimônia, quem passará a faixa será seu vice, o General do Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, o ‘Mourão’, como é conhecido.