Foi iniciada nesta segunda-feira (26) a série de entrevistas na Record TV com os principais candidatos à Presidência da República mais bem colocados na última pesquisa IPEC. Com a desistência do candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), quem abriu a sabatina, conduzida ao vivo pelo jornalista Eduardo Ribeiro, no Jornal da Record, foi o candidato Jair Bolsonaro (PL), que falou sobre resistência do eleitorado feminino, economia, desemprego e resultado das pesquisas.
Eu não acredito em pesquisas. Assim como você tem, hoje em dia, como comprovar um processo eleitoral, o outro lado não tem como comprovar que ele foi sério também. A história é muito longa e gostaria de conversa sobre isso depois, no término desse programa. Por exemplo, o inquérito da Polícia Federal de novembro de 2018 não foi concluído até hoje. O que é que tá naquele inquérito? O Tribunal Supremo Eleitoral informou a Polícia Federal que um grupo de hackers ficou por 8 meses dentro do TSE. Quando a Polícia Federal pede os logs, que são as impressões digitais do que aconteceu nos computadores, sete meses depois o TSE informa que os logs foram apagados por uma empresa terceirizada que fez manutenção dos computadores. Ou seja, nem o TSE tem o controle daquilo, são empresas terceirizadas é que fazem a contagem dos votos.
Jair Messias Bolsonaro
“Eles nos convidaram, as Forças Armadas, foi uma briga pra aceitar uma sugestão. Uma má vontade enorme do TSE para com às Forças Armadas pra diminuir a possibilidade de fraudes. A última cartada, agora, que eu tomei conhecimento, não só por parte das Forças Armadas nem por parte da Controladoria Geral da União e do Ministério da Justiça, informaram ao Presidente do TSE a relação de nomes e técnicos e que querem que se faça presente, dentro da sala forte, por ocasião das eleições”, continuou.
“Com isso, a chance de fraude não zera, mas chega próximo a zero. Zerado somente à voto impresso, à exemplo do que acontece no Paraguai”, concluiu. Então Eduardo Ribeiro retrucou na pergunta novamente: “O senhor vai respeitar os resultados?”. Bolsonaro respondeu: “Olha, eu vou esperar os resultados. Eu nunca vi, eu tenho falado nos meus pronunciamentos, como foi lá em Campinas (SP), que um candidato tem 45% das intenções de votos sem poder ir às ruas, sem poder se dirigir ao público. O que é a democracia? É a vontade popular e a gente não está vendo a vontade popular expressa no instituto de pesquisa, em especial o Datafolha, e muito menos no TSE”.
Os mesmos juízes que tiraram o Lula da cadeia e iam torná-lo elegível são exatamente os mesmos que conduzem o processo eleitoral brasileiro e que tudo dificultam pra que a comissão de transparência eleitoral consiga evitar a possibilidade e questionamento ao término das eleições.
Jair Messias Bolsonaro
Além da exibição na Record TV, as entrevistas puderam ser acompanhadas pelas redes sociais da emissora e do Jornal da Record. A íntegra ficará disponível no PlayPlus e no portal R7.
O próximo candidato a participar da sabatina é Ciro Gomes, do PDT, na terça-feira (27). Simone Tebet, do MDB, encerra a série de entrevistas na quarta-feira (28)
Leia também: Entrevista de Jair Bolsonaro mantém a Record TV na vice-liderança de audiência