O BBB 23 (TV Globo) tem um novo líder, a partir desta quinta-feira (2): Gustavo. No começo da edição, Tadeu Schmidt anunciou que a prova exigia equilíbrio. Seguindo a lógica da prova, eles precisavam de agilidade e atenção para passar por um circuito, com checkpoints, gangorras e um cronômetro. Diferente do que os brothers esperavam, não havia poder do veto e os 20 participantes concorreram.
Para compor o VIP, o novo líder do BBB 23, Gustavo, escolheu Key Alves, Fred Nicácio, Gabriel Santana, Cezar, Cristian e Marvvila.
Dinâmica da prova do líder do BBB 23

Paula e Antonio Cara de Sapato foram os primeiros a fazer a prova. A sister pisou no chão e foi desclassificada. De qualquer forma, Sapato concluiu o circuito em menor tempo: 39s. Em seguida, Aline Wirley e Larissa disputaram. A ex-Rouge caiu e desistiu da disputa. Larissa fez a prova em 46s. Portanto, a professora de Educação Física ficou fora do páreo.
Logo depois, Bruno e Bruna Griphao foram para a disputa. Enquanto o atendente de farmácia esqueceu de um checkpoint, Bruna não pegou um dos cards e concluiu a prova em 55s. Os brothers foram seguidos por Gustavo e Tina. O fazendeiro levou 31,238s para fazer a prova. Enquanto isso, a modelo fez a prova em 47s. Na sequência, concorreram Amanda e MC Guimê, que não superaram o tempo do fazendeiro e fizeram a prova em mais de 60s.
Em seguida, vieram Domitila Barros e Key Alves. As duas caíram no chão e não concluíram a prova. Inclusive, a modelo torceu o pé. Os competidores Ricardo e Fred Nicácio foram os próximos. O biomédico também caiu no chão, enquanto o médico se esqueceu de um dos checkpoints.
Gabriel Santana e Cristian competiram na sequência. Ambos conseguiram tempo menor que Sapato, mas não bateram Gustavo, com Cristian concluindo em 34,518s. O ator em 37s. Logo depois, Sarah Aline e Marvvila foram desclassificadas por pisarem no chão. Fred e Cezar encerraram a prova. Os dois pisaram no chão.
Prova contestada pelo “VAR”
Inicialmente, a prova de Gustavo chegou a ser anulada. O brother teria pisado no chão. Após uma rigorosa apuração, a direção entendeu que foi tudo regular.