O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) declarou total repúdio às citações de Fred Nicácio, do Big Brother Brasil (TV Globo). Médico e fisioterapeuta, o participante do time Camarote usou de termos agressivos para falar sobre uma enfermeira.
Em uma conversa na piscina com outros participantes, Fred resolveu contar uma situação em que considerou sofrer racismo. Segundo ele, no início da carreira como profissional de saúde, foi menosprezado por uma médica branca. “Eu vi um médico entubando e eu falei assim: ‘eu queria fazer isso aí’. Uma enfermeira branca olhou para mim e disse: ‘sai pra lá, menino, isso é só para médico. Sete anos depois voltei e ela era minha enfermeira”, contou.
“É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele”, finalizou.
Após falas de Nicácio, o Coren-SP emitiu uma nota por meio das redes sociais, onde repudia as falas do brother. “A enfermagem, não raro, é vítima de comparações que a subalternizam mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões”, diz.
Cezar Black não curtiu
Além de repercutir aqui fora, as falas de Fred também tocaram de forma diminutiva em outro participante. Cezar Black, que é enfermeiro, não gostou de como a história foi contada e ao conversar com Domitila Barros na tarde desta quarta-feira (18), desabafou e chorou.
Para a gente, é super ofensivo isso, para nossa classe. É uma coisa que a gente briga todos os dias. Gente, você nasce hoje, o médico tirou da barriga da sua mãe, ele entrega para a gente. A enfermagem vai estar no dia que você nasce e no dia que você morrer. Quem prepara o seu corpo é a enfermagem. Nossa classe não tem reconhecimento.
Cezar Black
A fala de Fred Nicácio segue em alta nas redes sociais, provocando diversas reações dos internautas. “Ele tá pensando que é quem pra diminuir os enfermeiros?”, questionou uma. “Tadinho”, disse outra. “Ele ainda não percebeu que se não fosse os enfermeiros os médicos não seriam nada?” respondeu outra.
Leia também: BBB 23: Gabriel Santana fala sobre bissexualidade