O canal de notícias BandNews TV vai exibir neste sábado (19), o filme “Candinho” na sessão “Festival Cinemateca”, a ação faz parte de uma parceria do canal com a Cinemateca Brasileira, que abriga e preserva filme e documentários nacionais. A produção nacional é protagonizada por Amácio Mazzaropi (1912-1981), foi produzida em 1953 e lançada em São Paulo no ano seguinte.
O precioso acervo da Cinemateca Brasileira conta com produções que narram a história do país e da sétima arte no Brasil. Antes da exibição de cada produção, a apresentadora Marina Person bate um papo com críticos de cinema para contextualizar o que o público vai conferir em seguida.
Além de informações sobre a produção, elenco, direção e época em que o longa foi filmado, a cineasta também mostra curiosidades e bastidores. “Candinho” tem grandes nomes no elenco encabeçado por Mazzaropi, como a atriz Ruth de Souza (1921-2019), o ator John Herbert (1929-2011) e cantor e compositor Adoniran Barbosa (1910-1982).
O canal fez esse convênio pela importância que a produção cultural tem para manter viva a história do país. São clássicos que retratam fatos marcantes do Brasil, independentemente do gênero. A sessão especial de cinema teve início com “Sinhá Moça” em 21 de setembro. Depois, foram exibidos “O Homem do Sputnik” (1959), “Tico-Tico no Fubá” (1952) e “Carnaval Atlântida” (1952).
Candinho
Na comédia, um bebê é encontrado no riacho que atravessa a fazenda do coronel Quinzinho (Domingos Terras). O menino recebe o nome de Candinho (Amácio Mazzaropi) e cresce trabalhando arduamente. Ele se apaixona pela irmã adotiva, Filoca (Marisa Prado), e é expulso de casa. O caipira parte rumo a São Paulo e encontra o professor Pancrácio (Adoniran Barbosa), disfarçado de deficiente físico, vivendo como mendigo na capital paulista. Pancrácio revela o paradeiro de Filoca, que também está na cidade. Candinho parte à procura da amada e a encontra trabalhando em uma boate. Depois de tanto insistir, Candinho consegue que a moça vá com ele à casa Pancrácio e lá oferece a ela seu amuleto, um objeto que foi encontrado com ele ainda bebê. Dentro do amuleto, Filoca acha um mapa que indica o local onde está a herança de Candinho. A caça ao tesouro mostra que o caipira é herdeiro do coronel Quinzinho.