O público que acompanhou o 1º Debate da Band com candidatos à presidência da República deve ter notado uma configuração diferente na posição dos candidatos. Por sorteio prévio, os candidatos Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) estariam lado a lado no cenário da emissora. No entanto, o canal precisou alterar o posicionamento por conta de um pedido, inicialmente feito pelo atual presidente.
De acordo com informações do jornalista Eduardo Oinegue, no Canal Livre, o pedido partiu da segurança de Bolsonaro que pediu para ele não ficar junto de Lula. Por sua vez, a segurança do ex-presidente também sugeriu a troca. Sendo assim, a Band precisou realizar uma manobra utilizando a candidata Simone Tebet (MDB) como divisor dos principais rivais da campanha. Ciro Gomes ficou na mesma posição, mas também separado de Bolsonaro.
No cenário, onde é gravado o Faustão na Band, a ordem ficou assim: Luiz Felipe D’Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Soraya Thronicke (União Brasil) e Ciro Gomes (PDT).
Confira a ordem prévia, realizada através de sorteio.
Vale destacar que, mesmo com a mudança, a ordem de perguntas seguiu o sorteio realizado previamente. Assim, o Debate da Band não sofreu nenhum problema quanto ao seu formato.
Leia também: Debate na Band lidera em Goiânia e atinge 19 pontos em Brasília; confira a audiência pelo Brasil