O sinal de alerta tocou no SBT e a comemoração aconteceu na Band. De um lado euforia; do outro a preocupação. Nesta segunda-feira, 08 de janeiro, a Band abriu uma vantagem de 0,8 ponto na média/tarde (12h às 18h) em relação ao SBT. E, para isso, usou uma arma simples: o jornalismo factual. As chuvas da tarde em São Paulo fizeram a audiência da Band subir e engolir o Fofocalizando e segurar as novelas da tarde.
Na média/tarde, a Band fechou com 3,1 pontos (7,5% do público) e SBT ficou com 2,3 pontos (5,6% de share). E o placar só não foi maior porque o Melhor da Tarde estava gravado para as férias da Cátia Fonseca.
Torcidas nos bastidores
Lá no Morumbi, o raciocínio é que o resultado será outro quando a emissora colocar Cátia pela manhã e programar algo que faça uma ponte melhor entre os esportivos e o Brasil Urgente. Além disso, ao concentrar os programas femininos pela manhã, a Band vai de encontro a uma presença maior dessa fatia do público.
Na Band os executivos comemoravam os resultados da tarde e deram a ordem para aumentar a cobertura das chuvas. Enquanto isso, no SBT os olhares estavam atentos para a falta de reação. O Fofocalizando penou para fechar com 1,7 de média e sobrou para a Gata tentar salvar a tarde do SBT. Mas, a novela ficou com 2,7 de média. Logo depois, Abismo de Paixão atingiu 3,5 de média e Minha Fortuna é Te Amar começou a melhorar a situação para o SBT ao fechar 4,2 pontos.
Armas iguais. Mesmo calibre?
Diante desse cenário, lá no SBT há quem afirme que, a partir de fevereiro, a emissora terá a mesma arma para combater o desempenho de Datena. Mas, será que quem acompanha o Brasil Urgente vai migrar para o novo programa de Christina Rocha e Marcão do Povo?
Se não bastasse o bom resultado da tarde, a Band voltou a mostrar força durante a noite. Entre 18h e 24h, a emissora garantiu 3,3 pontos, o equivalente a 5,8% do público desta faixa. O SBT marcou 3,8 de média, o que corresponde a 6,7% dos telespectadores. O que elevou a média/noite da TV dos Saads foi a Sessão Adrenalina, que marcou 2,4 de média e durante boa parte do tempo ficou à frente de Pecado Mortal, na Record. Nessa segunda-feira, o Programa do Ratinho garantiu 3,7 de média.
O Melhor da Noite e o Perrengue não estavam mal; muito pelo contrário. Os dois programas acabaram impulsionados pelo que o jornalismo entregou.
Diante de tudo isso, há muito o que se analisar. A grade do SBT está frágil e talvez a solução chegue com as revistas eletrônicas ao vivo. Além disso, o Fofocalizando precisa passar por uma reforma geral, quase uma reconstrução. Do jeito que está continuará a ser a barriga da tarde. Ainda não se acertou no conteúdo.
Por outro lado, a Band precisa investir numa boa linha de shows para a faixa após o Perrengue do Dia. MasterChef desgastou. Fatura, mas não atrai mais audiência. A emissora precisa também de um profissional que entenda da estratégia de programação e de um diretor artístico que consiga desenhar e viabilizar uma grade interessante. É claro que também se livrar de alguns vícios e profissionalizar o comando. Se fizer a lição de casa, vai incomodar o SBT.