Em comunicado oficial enviado pela assessoria de imprensa, a Band anunciou o afastamento de José Luiz Datena do Brasil Urgente, a partir da próxima sexta-feira (01/07). Pré-candidato ao senado federal pelo PSC de São Paulo, na chapa de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o jornalista irá tirar inicialmente um período de férias para decidir sobre a disputa ou não do eleito eleitoral neste ano.
“O apresentador José Luiz Datena sai de férias a partir desta sexta-feira. Em seu lugar, Joel Datena apresentará o Brasil Urgente nesse período”, diz a nota enviada pala Band à imprensa.
Diferentemente do que havia sido especulado no último final de semana, o seu substituto do comando do Brasil Urgente será Joel Datena e não Vicente Datena. Ambos são filhos do titular. O apresentador do Bora SP e Bora Brasil, nas manhãs da Band, venceu a concorrência do irmão, que está à frente do Brasil Urgente Goiás, na TV Goiânia, afiliada do canal no estado.
Coincidentemente ou não, as férias de Datena se iniciarão justamente a partir do dia em que a justiça eleitoral proíbe que pré-candidatos participem de programas de rádio ou televisão. Depois disso, caso apareça no policialesco até a data das eleições, a jornalista terá sua candidatura retirada.
O pleito eleitoral de 2022 não é o primeiro em que Datena fica nessa indecisão de sair como candidato ou seguir suas funções na Band. Em 2018, por exemplo, ele chegou a ser afastado do Brasil Urgente e também do extinto Agora é Com Datena, para concorrer justamente ao senado federal. No entanto, em menos de um mês, ele desistiu da candidatura e reapareceu nas atrações.
Leia também: No Bial, Patrícia Poeta se emociona ao relembrar cobertura do caso Isabella Nardoni