Uma grande confusão tomou conta da Rádio Jovem Pan, durante o programa Pânico desta quinta-feira (07), os jornalistas Augusto Nunes (Jovem Pan, Veja e Record) e Glenn Greenwald (The Intercept) trocaram empurrões ao vivo. O programa que era exibido ao vivo no canal do YouTube, foi interrompido pelo apresentador Emílio Surita após a discussão.
A briga começou quando Glenn falou sobre um comentário de Augusto Nunes feito em setembro, a respeito de seus filhos adotado com o deputado federal David Mirando (PSOL – RJ), com quem é casado:
“Nós temos muitas divergências políticas, eu não tenho problema nenhum em ser criticado pelo meu trabalho – eu critico ele também. Mas o que ele fez foi a coisa mais feia e suja que eu vi na minha carreira como jornalista, inclusive fazendo guerra com CIA, governo Obama, governo do Reino Unido. Ele disse que um juiz de menores deveria investigar nossos filhos e decidir se nós deveríamos perder nossos filhos. (Que) eles deveriam voltar para o abrigo, com base nenhuma. Acusando que estamos abandonando, fazendo negligência de nossos filhos. Eu quero saber se você acredita que um juiz de menores deveria investigar nossa família com possibilidade de tirar nossos filhos de nossa casa, sem pai nem mãe, sem família nenhuma”, disse o jornalista americano.
Leia também > Augusto Nunes critica jornalismo da Globo: “Agir com menos açodamento e mais cautela”
“Essa é a prova de que o Brasil criou o faroeste à brasileira. Quem tem que se explicar é quem comente crimes, quem fica cobrando quem age honestamente. Ouça-me: o que eu disse, vocês vão perceber, é que ele não sabe identificar ironias, não sabe identificar um ataque bem-humorado. Convido ele a provar em que momento eu pedi que algum juizado fizesse isso. Disse apenas que o companheiro dele passa tempo em Brasília, passa o tempo todo lidando com material roubado. Quem vai cuidar dos filhos?”, respondeu Augusto Nunes.
Nesse momento Glenn se exaltou e reagiu apontando o dedo para o rosto do jornalista brasileiro: “Você é um covarde! Você é um covarde! Eu vou falar o porquê”, disse o americano quando foi interrompido por Augusto: “Não fala covarde, não”, pediu ele. No entanto, Glenn continuou gritando: “Você é um covarde”. Nesse momento Augusto partiu pra cima do convidado do Pânico: “Vou te mostrar quem tem coragem”, respondeu ele antes de agredir o jornalista com uma tapa. O americano tentou dar um soco em Augusto, mas foi contido pelos demais apresentadores.
O programa foi interrompido e após cerca de 12 minutos voltou a ser exibido apenas com a presença de Glenn Greenwald no estúdio.
Na volta do programa Emílio Surtia lamentou a situação e pediu desculpas ao vivo. “Tem uma diferença monumental entre pessoas citando você e falando lixo de seus filho”, disse Gleen e continuou: “Eu culpo a pessoa que fez isso. Eu aceito as desculpas da Jovem Pan e vamos lá”.