O evento ‘AudioDay Globo 2021‘, conduzido pela jornalista, Renata Lo Prete e Juliana Wallauer, uma das sócias da B9, realizado nesta quinta-feira (21), e transmitido nas redes sociais, reuniu executivos da empresa, mercado publicitário, profissionais do mercado independente ligados à produção e distribuição de podcasts e talentos que integram o catálogo de áudio da Globo e discutiu a presença do áudio digital no dia a dia dos brasileiros.
Na ocasião, a Globo apresentou também sua estratégia para este segmento ao lançar o Globoplay como um concentrador de podcasts, que passa a reunir em um ambiente único os mais de 80 podcasts, produzidos internamente pelo G1, GE e GShow, novos títulos produzidos por criadores e produtores independentes e ainda a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP, mais um avanço em seu processo de transformação digital e o relacionamento direto com o consumidor.
Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, falou sobre a trajetória de transformação da empresa, que aposta na qualidade e na diversidade dos mais variados conteúdos e plataformas de áudio digital para estar cada vez mais perto do consumidor. “Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje”, disse Nóbrega.
A principal novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país. A partir de agora, os programas ‘Mamilos‘ e ‘Braincast‘, dois dos mais ouvidos nas plataformas de streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo. Outras parcerias com influenciadores relevantes das redes sociais, como Kaique Brito, Jeska Grecco, Samir Duarte e Amanda Dias, também foram anunciadas durante o evento.
Pesquisa aponta tendência
Como é de costume, a Globo se baseou numa pesquisa de mercado encomendada para lançar esse investimento. Segundo divulgado pela emissora, a pesquisa feita pelo instituto Kantar Ibope em 2020, revela que uma das modalidades que mais vêm crescendo são os podcasts: em 2019, 13% da população se declarava ouvinte de podcasts, um total de 21 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais, em 2020 esse percentual passou para 17% da população, ou 28 milhões de pessoas.
“Esse crescimento também se reflete nos números da Globo. Tivemos um aumento de incríveis 450% nos downloads totais de 2020 em comparação com 2019”, disse o head de Áudio Digital da Globo, Guilherme Figueiredo, explicando que esse salto foi impulsionado pelo lançamento de novos podcasts e a abertura de novos canais de distribuição proprietários como nas reportagens do G1, GE e Gshow.
Apesar do Globoplay entrar como concentrador das novidades, a emissora destaca que a distribuição continuará nas plataformas como Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Leia também: Globo desfaz elenco da próxima ‘Malhação’ e escala Mel Lisboa para nova novela