A atriz Thaís Vaz, conhecida pelo papel de Flávia em Malhação (TV Globo) na temporada de 2004, revelou que ficou cega do olho esquerdo após uma agressão sofrida por um ex-namorado quando tinha 19 anos. O relato foi feito em entrevista à revista Marie Claire. Hoje com 44 anos, ela abriu o coração sobre o relacionamento abusivo que viveu, além de chamar atenção para a importância de discutir a violência contra a mulher.
Na conversa, a atriz explicou que, na época do ocorrido, o tema era pouco abordado e havia escasso acesso à informação. “A gente não falava sobre esse assunto. Não havia acesso à informação, a internet ainda não era como hoje. Por isso, considero tão importante trazer essa conversa à tona”, afirmou Thaís.
A agressão aconteceu durante uma viagem de Carnaval para Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Após uma briga, o então namorado da atriz desferiu um soco contra uma janela de vidro, que quebrou e atingiu o rosto dela, causando graves ferimentos no olho esquerdo.
“Ele bateu no vidro, que quebrou com força e atingiu meu olho. Foi uma correria. Nem eu tinha entendido direito o que tinha acontecido”, relembrou a artista.
Inicialmente, Thaís não havia perdido totalmente a visão, mas complicações como deslocamento de retina, catarata traumática e corte na córnea pioraram o quadro. “Depois de um tempo, a retina deslocou de novo e não teve mais jeito. Fiz uma cirurgia de cinco horas, mas não consegui recuperar a visão”, contou.
Atualmente, ela usa uma lente estética para equilibrar a aparência do olho e agradece pela adaptação que lhe permitiu continuar trabalhando.
Um ano e meio após a última cirurgia, Thaís voltou ao elenco de Malhação, mas manteve o problema em sigilo. “Entrei em Malhação, também não contei para ninguém. E quando descobriram, achei que fosse perder tudo, mas deu tudo certo”, disse.
Apesar disso, a atriz destacou que enfrentou barreiras no mercado. “Depois da novela, só fiz um teste. Meu cadastro tinha uma anotação: ‘Reparar no olho esquerdo’. Nunca mais me testaram”, lamentou.