Desde que foi aderido o contrato por obra, pelas duas maiores produtoras de novelas do Brasil, ou seja Globo e Record TV, os atores tem profunda liberdade de escolha, hoje é muito fácil ver um ator que fez uma novela na Record TV logo aparecer na Globo e vice e versa, como também aparecer no SBT, que vai muito bem na temática ‘novela infantil’.
Mas o que a Globo não contava, é que alguns atores iriam preferir fazer novela na Record TV, que atualmente é vice líder no mercado nacional, do que trabalhar na confortável liderança da emissora carioca.
Segundo informações de bastidores, alguns atores estavam pré-escalados para a próxima trama das 6 da Globo (Tempo de Amar) e acabaram aceitando o convite da Record TV para fazer a próxima novela, Apocalipse. Teve também o caso da atriz Joana Fomm, que estava reservada para a trama de Aguinaldo Silva.
Isso acontece por conta, claro, do contrato por obra e da grande visibilidade que as novelas da Record TV tem tomado, não só no Brasil, mas no mundo. Recentemente, a novela ‘A Terra Prometida’ estreou nos EUA com mais de 2 milhões de americanos assistindo e deixando o canal Univison na liderança isolada.